Zonas

Vera Cruz

Zonas
BEM-VINDO À VERA CRUZ
A Vera Cruz é a freguesia mais central de Aveiro, onde se encontra a principal avenida da cidade.
OS VIZINHOS
Uma mistura de gerações e, cada vez mais, de culturas étnicas e sociais.
ESTILO DE VIDA
Aqui tudo se torna mais sereno e ganha cunho de lazer. Correr, parar, vislumbrar, cavaquear, festejar, saborear, apaixonar…
PERDIÇÃO
Os canais ladeados por casinhas e embarcações num ambiente bairrista e popular.
Palavras Chave Trendy Tradicional/Contemporâneo Ria de Aveiro Passear Correr Agitação urbana Restaurantes e Cafetarias Comércio Local Bicicleta Cultura Arte Serviços
Facilidades
Ria;Bombeiros, Farmácia;Jardim infantil, Pré-escola;Centro Comercial, Feiras tradicionais, Supermercado;Bancos, Correios;Ginasio, Piscinas Municipais;Igreja;
Localização
O bairro em detalhe
ESTA É A VERA CRUZ
A Vera Cruz é a freguesia mais central de Aveiro, onde se encontra a principal avenida da cidade. Nasce na estação de comboios e termina no ponto mais turístico e luminoso da zona. Aqui encontram-se os serviços e comércios mais procurados, vocacionados para as mais diversas procuras, desde o mais tradicional ao menos convencional . A Vera Cruz é a freguesia mais central de Aveiro, onde se encontra a principal avenida da cidade. Nasce na estação de comboios e termina no ponto mais turístico e luminoso da zona. Aqui encontram-se os serviços e comércios mais procurados, vocacionados para as mais diversas procuras, desde o mais tradicional ao menos convencional . Uma zona em constante crescimento, com inúmeros edifícios que contam uma grande parte da História de Aveiro. Fachadas preservadas com o cunho da estética arquitectónica portuguesa ao longo dos três últimos séculos, em fusão com o estilo contemporâneo dos novos edifícios. Assiste-se aqui à vivência metropolitana de Aveiro. A agitação urbana confere à Vera Cruz a realidade do desenvolvimento da cidade. A pé, de automóvel, de bicicleta, skate ou patins, de autocarro ou até de moliceiro, os habitantes movimentam-se pelas várias artérias aveirenses apreciando e usufruindo das várias comodidades à disposição. A antiga zona pantanosa da Vera Cruz tem sido alvo de um próspero aproveitamento e encontra-se agora transformada em áreas verdes de lazer e habitação. A vizinhança funde-se numa mistura de idades, classes e culturas, o que faz desta zona a mais metropolitana e distinta da cidade.
OS VIZINHOS
Uma mistura de gerações e, cada vez mais, de culturas étnicas e sociais. Uma mistura de gerações e, cada vez mais, de culturas étnicas e sociais. Aqui, a cordialidade entre vizinhos faz-se notar, mesmo no meio da azáfama do dia-a-dia. Fazem parte do quadro os comerciantes, executivos, criativos, as jovens famílias e as famílias aposentadas, combinados com o fluxo dos transportes, a luz e sons próprios da cidade, os expositores das lojas em frente das montras, as paragens de autocarro e as ciclovias. Aveirenses fundem-se com moradores vindos de outras zonas do país e de outros países. Por isto, o tradicionalismo aveirense absorve novas perspectivas o que faz da Vera Cruz uma zona em constante mutação e evolução.
ESTILO DE VIDA
Logo pela manhã a Vera Cruz desperta com o corre-corre da classe trabalhadora e estudantil. Uma saída matinal revela-se imediatamente num encontro fugaz com parte da vizinhança. A chegada a casa também, mas desta vez mais passiva e com tempo para um dedo de conversa com alguém conhecido em quem se tropeça ocasionalmente, um vizinho, um amigo, um visitante. com a Uma corrida pela manhã ao longo do Canal de S. Roque, acompanhada pelo nascer do sol e o acordar das aves. Finais de tarde numa esplanada a apreciar o pôr do sol, um fino no Verão ou um chocolate quente no Inverno. Um passeio de bicicleta, um olhar na Feira das Velharias, a visita ao Mercado do Peixe. Um pé de dança ou uma boa conversa pela noite adentro. A agitação da festa de S. Gonçalinho, santo mais querido da população aveirense, tão do povo e tão genuíno. O Bairro da Beira Mar é íntimo e sereno durante a semana e vivo durante o fim-de-semana. Está mesmo ao lado da agitação económica e comercial da cidade e, no entanto, por ser uma zona residencial, é brando e aconchegante.
PERDIÇÃO
A paisagem metropolitana e a atividade constante do centro da cidade de Aveiro.
Outras zonas que poderão interessar Zonas relacionadas