Zonas

Bairro do Liceu

Zonas
BEM-VINDO AO BAIRRO DO LICEU
O Bairro do Liceu é uma zona muito central e é um grande foco de habitação em Aveiro. Aqui respira-se o ambiente estudantil devido às várias estruturas de ensino que caracterizam esta área.
PERDIÇÃO
Os acessos fáceis e rápidos para todas as zonas centrais da cidade e a multiplicidade de actividades que se podem adoptar nos momentos de descontracção.
OS VIZINHOS
Uma mistura de gerações que faz deste bairro um lugar aprazível pela cordialidade entre vizinhos.
ESTILO DE VIDA
É pela manhã que o Bairro do Liceu desperta, com a classe trabalhadora e estudantil que caracterizam a zona.
Palavras Chave Tradicional Contemporâneo Universidade Estudantes Passear Correr Agitação urbana Restaurantes e Cafetarias Comércio Local Bicicleta Cultura Arte Serviços Lazer
Facilidades
Espaços Verdes, Rio;Transportes Públicos;Bombeiros, Centro de Saúde, Esquadra de Polícia, Hospital (Não Especificado);Escola (Não Especificado), Universidade (Não Especificado);Centro Comercial, Hipermercado, Mini-mercado, Supermercado, Mercado;Correios;Teatro, Piscinas Municipais, Restaurantes, Bares, Discoteca;Igreja, Museu;
Localização
O bairro em detalhe
ESTE É O BAIRRO DO LICEU
O bairro do Liceu é uma zona muito central e é um grande foco de habitação em Aveiro. Aqui respira-se o ambiente estudantil proporcionado pelas várias estruturas de ensino que caracterizam esta área. O bairro do Liceu é uma zona muito central e é um grande foco de habitação em Aveiro. Aqui respira-se o ambiente estudantil proporcionado pelas várias estruturas de ensino que caracterizam esta área. As várias instituições de ensino da cidade localizam-se, maioritariamente, nesta zona. Escola primária, ciclo preparatório, escolas secundárias, conservatório de música e dança e a tão afamada Universidade de Aveiro, que traz à cidade, todos os anos, público de todas as zonas do país e também do estrangeiro. Estudantes e profissionais de ensino ávidos de sabedoria, um pouco por toda a parte. Muitos acabam por absorver os encantos da cidade e aqui escolhem viver. Uma zona em movimento, com inúmeros edifícios datados de diferentes épocas, o que faz da paisagem arquitectónica uma combinação interessante de tendências que marcam tempos distintos do desenvolvimento da cidade. Aqui encontram-se inúmeros imóveis perfeitos para requalificação, para quem procura fundir o tradicional e o moderno. Uma tela composta por jovens famílias, famílias mais antigas, estudantes locais e de passagem. A pé, de automóvel, de bicicleta, autocarro, skate ou patins, os habitantes movimentam-se pelas várias artérias do Bairro do Liceu usufruindo das várias comodidades à disposição. A vizinhança funde-se numa mistura de idades, classes e culturas, o que faz desta uma zona interessante na cidade.
OS VIZINHOS
Uma mistura de gerações que faz deste bairro um lugar aprazível pela cordialidade entre vizinhos. Uma mistura de gerações que faz deste bairro um lugar aprazível pela cordialidade entre vizinhos. Aqui, a cordialidade entre vizinhos faz-se notar. Famílias antigas que se conhecem desde sempre fundem-se com os novos moradores. A hospitalidade e o bem receber desperta nas novas gerações um saber viver em comunidade e a vontade de preservar esta ambiência no bairro. Fazem parte do quadro os estudantes, os comerciantes, empresários, criativos, as jovens famílias e as famílias aposentadas, combinados com o fluxo dos transportes, os sons próprios da cidade, as paragens de autocarro e as ciclovias. Aveirenses fundem-se com moradores vindos de outras zonas do país e de outros países.
ESTILO DE VIDA
É pela manhã que o Bairro do Liceu desperta, com a classe trabalhadora e estudantil que caracterizam a zona. Encontros fugazes com a vizinhança, de manhã ou ao final do dia, um dedo de conversa com um vizinho, um amigo, um visitante, à porta das escolas, das padarias e cafés, do banco e da mercearia. Percursos desportivos e passeios nos parques da cidade. Está mesmo em cima da agitação da cidade e, no entanto, aos fins de semana e em época de férias, por ser uma zona residencial, é branda e sossegada. É pela manhã que o Bairro do Liceu desperta, com a classe trabalhadora e estudantil que caracterizam a zona. Encontros fugazes com a vizinhança, de manhã ou ao final do dia, um dedo de conversa com um vizinho, um amigo, um visitante, à porta das escolas, das padarias e cafés, do banco e da mercearia. Percursos desportivos e passeios nos parques da cidade. Está mesmo em cima da agitação da cidade e, no entanto, aos fins de semana e em época de férias, por ser uma zona residencial, é branda e sossegada. É uma zona muito prática e agradável para famílias com filhos, com as escolas mesmo ao lado de casa, onde existem muitos locais recreativos, como parques, teatros, cinemas, museus... O centro da cidade de Aveiro encontra-se a um pequeno passo deste bairro e é a pé ou de bicicleta que se circula pelas principais zonas.
PERDIÇÃO
Os acessos fáceis e rápidos para todas as zonas centrais da cidade e a multiplicidade de actividades que se podem adoptar nos momentos de descontracção. Os acessos fáceis e rápidos para todas as zonas centrais da cidade e a multiplicidade de actividades que se podem adoptar nos momentos de descontracção. Tomar um café ou um refresco numa esplanada mesmo à porta de casa, confraternizar com os vizinhos de todas as idades, a entreajuda entre moradores, a diversidade encontrada nos moradores. E ainda a oferta de todo o tipo de serviços que envolvem a zona fazem do Bairro do liceu um local de eleição para habitar.
Outras zonas que poderão interessar Zonas relacionadas