Zonas

Alboi

Zonas
BEM-VINDO AO ALBOI
O bairro do Alboi é o mais tradicional e sossegado de Aveiro, romanticamente ladeado por vários canais da ria e com uma vista fantástica sobre as salinas. Mesmo à entrada da malha urbana, mas a distância a pé do centro, este pequeno e carismático bairro tem acessos privilegiados às principais vias rodoviárias e alberga ainda o maior parque da cidade.
OS VIZINHOS
A população idosa e jovens famílias que procuram um local tranquilo para morar, a um passo da azáfama citadina.
ESTILO DE VIDA
Sossego é o termo mais valioso deste bairro. O tempo passa mais devagar no bairro do Alboi e isso resulta numa maior vontade de passear, exercitar, vislumbrar, saborear e apaixonar.
PERDIÇÃO
Os canais ladeados por casinhas e embarcações num ambiente bairrista, tradicional e sereno.
Palavras Chave Trendy Tradicional Ria de Aveiro Desporto Náutica Crianças Natureza Passear Correr Sossego Restaurantes e Cafetarias Comércio Local Bicicleta Cultura Arte
Facilidades
Espaços Verdes, Ria;Hospital (Não Especificado);Universidade (Não Especificado);Centro Comercial, Mercado;Areas de lazer infantil, Teatro, Bares, Discoteca;Igreja;
Localização
O bairro em detalhe
Este é o bairro do Alboi
O bairro do Alboi é o mais tradicional e sossegado de Aveiro, onde se encontra o principal parque da cidade, com os mais variados espaços de lazer e desporto, os canais da ria e os seus formosos elementos. O bairro do Alboi é o mais tradicional e sossegado de Aveiro, onde se encontra o principal parque da cidade, com os mais variados espaços de lazer e desporto, os canais da ria e os seus formosos elementos. Ladeado por dois dos canais da Ria, com vistas fabulosas e guarnecido de zonas verdes e de lazer, este bairro nasceu da boa vontade de um benfeitor aveirense que no início do século XX mandou construir 60 casas térreas e as arrendou a casais humildes durante 20 anos, ao fim dos quais passariam a ser seus proprietários. Actualmente, conta com muitas mais habitações, pequenas e grandes moradias, prédios e condomínios. Serenidade e qualidade de vida são as palavras que melhor definem esta localização. Junto de parques, do hospital, da sede da mais antiga orquestra da cidade (a banda Amizade), da Fábrica da Ciência Viva (que agrada a miúdos e graúdos), de percursos desportivos outdoor, clube de ténis e remo, bons restaurantes, padarias e esplanadas, vistas de cortar a respiração. Aqui também se encontra a única discoteca do centro da cidade e no entanto parece não se fazer notar a sua agitação nocturna. Casinhas típicas e edifícios modernos, juntos num cenário que apenas expressa tradição. O melhor de tudo é que a um passo deste sossego se encontram todos os serviços da cidade.
OS VIZINHOS
A população idosa e jovens famílias que procuram um local tranquilo para morar, a um passo da azáfama citadina. A população idosa e jovens famílias que procuram um local tranquilo para morar, a um passo da azáfama citadina. Antigas familias aveirenses em ligação com famílias mais jovens, partilham o mesmo interesse de preservar um bairro onde o sossego é o ponto mais valioso. Nos momentos de lazer facilmente se pára no tempo e sair de casa é como estar num jardim partilhado com os vizinhos. É aqui que estão as grandes zonas verdes da cidade, pelo que pode cruzar-se com os seus vizinhos enquanto joga ténis, faz um jogging, passeia o seu animal de estimação, toma um café numa esplanada do parque ou durante um piquenique. Aqui será muito fácil criar laços de amizade com os seus vizinhos.
ESTILO DE VIDA
Logo pela manhã, ao sair de casa, deixe-se deslumbrar pela paisagem pintada pelo ritual das aves em comunhão com a ria. Desloque-se a pé para o centro da cidade, para o hospital ou para a Universidade de Aveiro. Envolva-se pela natureza com um corrida pelo parque ou um passeio com a família e o seu companheiro de quatro patas. Entregue-se à simpatia da vizinhança e encante-se com o seu acolhimento. O Bairro do Alboi é íntimo e sereno e o ar que se respira é fresco e puro!
PERDIÇÃO
Os canais ladeados por casinhas e embarcações criam um ambiente bairrista, tradicional e sereno que facilmente nos cativa. O intenso pôr do sol reflectido nas salinas a poente é o cenário ideal para um fim de tarde relaxado na esplanada ou um jantar entre amigos nalguns dos melhores restaurantes da cidade.
Outras zonas que poderão interessar Zonas relacionadas